sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura de Pres.Prudente assina convênio para realização do 19º Fentepp




Em audiência realizada nesta quinta-feira (12/07), na sede da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo, o Governo Municipal de Presidente Prudente, gerenciado por Milton Carlos de Mello (PTB), assinou convênio no valor de R$ 100 mil, para a realização da 19ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp), que ocorre de 21 a 29 de setembro. De acordo com o coordenador do Departamento de Difusão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Denílson Biguete, a cifra deverá suprir parte do orçamento total previsto para custear o festival. Desta forma, será somada ainda a contrapartidas financeiras da Prefeitura, realizadora do evento, e do Sesc São Paulo, através do Sesc Thermas, que assim como o Estado, também é parceiro na empreitada.
Diferentemente de anos anteriores, o evento que normalmente é realizado no mês de agosto, acabou sendo programado neste ano para setembro, em razão da inauguração do Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultura Matarazzo, previsto para ser concluído no mês. “Ainda estamos confeccionado a grade de programação para posterior divulgação dos locais. Mas o que já podemos adiantar é que as 25 companhias teatrais selecionadas e confirmadas, vão se apresentar em teatros convencionais e espaços alternativos”, adianta.
Conforme o organizador do evento, Celso Aguiar, considerando esse número de companhias, ao menos 25 espetáculos já estão confirmados para ocorrerem nos teatros de Prudente, nas ruas e praças, além de espaços alternativos. “Claro que esse número de apresentações poderá aumentar, já que uma companhia poderá, por exemplo, apresentar uma mesma peça mais de uma vez. Ou ainda mais de um espetáculo”, explicou.
Por fim, ele ressalta que dentre tantos objetivos, o principal do maior festival de teatro da região é “simplesmente reunir as pessoas para apreciar, assistir e discutir arte”. “Além disso, oportunizar a possibilidade de intercâmbio entre o público e os próprios artistas”, complementa.
Em 2011, quando o Fentepp atingiu sua maturidade chegando a sua 18ª edição, 25 companhias de diferentes estados brasileiros totalizaram 36 apresentações teatrais. Naquele ano, o diferencial foi o avanço na descentralização do evento, já que os distritos do município, entidades assistenciais e escolas, também foram contemplados com as apresentações. Em razão disso, só para se ter uma ideia, a 18ª edição superou inclusive a expectativa de público em relação à edição de 2010, quando quase 18 mil pessoas acompanharam os espetáculos de sala (teatro), de rua e os realizados em espaços alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário